BIOGRAFIAS DE GRANDES AVIVALISTAS

18/07/2010 15:18

 https://www.verdade-viva.net/biografias-cristas.html?start=20

Aiden Wilson Tozer
  Imprimir
 
Autoria / Fonte: Verdade Viva   
 

Aiden Wilson Tozer“Penso que a minha filosofia seja esta: tudo está errado até que Deus endireite”. Esta afirmação de Aiden Wilson Tozer resume perfeitamente a sua crença e o que ele tentou realizar durante os seus anos de ministério. A sua pregação e os seus livros concentraram-se inteiramente em Deus. Ele não tinha tempo para mercenários religiosos que inventavam novas formas para promover as suas mercadorias e subir nas estatísticas. Tozer marchou ao ritmo de uma batida diferente e, por esta razão, normalmente não acompanhava os passos de muitas das pessoas que participavam de desfiles religiosos.

Texto Completo...
 
Andrew Murray Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Andrew MurrayNasceu na África do Sul, em 9 de maio de 1828, e morreu em 1917. Seu pai era pastor vinculado à Igreja Presbiteriana da Escócia, que, por sua vez, mantinha estreita relação com a Igreja Reformada da Holanda, o que foi importante para impressionar Murray com o fervoroso espírito cristão holandês. Andrew experimentou o novo nascimento aos 16 anos, na Holanda. Após isso, dedicou muito tempo, muitas madrugadas, a orar por um avivamento em seu país e a ler sobre experiências desse tipo ocorridas em outros países.

Texto Completo...
 
Anthony Norris Groves Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Anthony Norris Groves"Oh que uma porção dobrada do seu Espírito desça sobre todas nossas sonolentas e adormecidas igrejas por toda cristandade!". Este era o desejo fervoroso de Alexander Duff, um grande missionário presbiteriano que foi colega de Anthony Norris Groves durante seu serviço missionário na Índia.

Texto Completo...
 
Charles Grandison Finney Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Charles Grandison FinneyA Bíblia relata uma infinidade de situações usadas por Deus para manifestar Sua vontade e Sua presença. A conversão de um dos maiores pregadores avivalistas de todos os tempos, o americano Charles Grandison Finney (1792-1875), não chega a ser "estarrecedora" se comparada, por exemplo, ao episódio narrado nas Escrituras, no qual Deus fez falar a mula de Balaão. No entanto, não se pode dizer que seja "natural" alguém entregar-se a Jesus após a leitura exaustiva de livros de Direito, contendo citações bíblicas. Foi exatamente isso que aconteceu com o então advogado Charles Finney.

Texto Completo...
 
Charles Haddon Spurgeon Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Charles Haddon SpurgeonCharles Haddon Spurgeon, comumente referido como C. H. Spurgeon (19 de junho de 1834 — 31 de janeiro de 1892), foi um pregador batista britânico, nascido em Kelvedon, Essex. Converteu-se ao cristianismo em janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Aos dezesseis, em 1851, pregou seu primeiro sermão; no ano seguinte tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Cambridgeshire

Charles Henry Mackintosh Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Charles Henry MackintoshCharles Henry Mackintosh, cujos iniciais “C. H. M.” são bem conhecidos por muitos cristãos no mundo inteiro, nasceu em outubro de 1820 em Glenmalure Barracks no condado de Wicklow, Irlanda. O seu pai era capitão e servira no “Highlander's Regiment” na Irlanda. A sua mãe era a filha de Lady Weldon e procedia de uma antiga família natural da Irlanda. A idade de 18 anos, o jovem experimentou um despertamento  espiritual mediante  cartas  escritas por sua irmã após a conversão dela. Recebeu a paz por meio da leitura do escrito de John Nelson Darby, “As operações do Espírito Santo”.

Texto Completo...
 
Charles Wesley Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Charles WesleyCharles Wesley, que compôs mais de seis mil hinos, não só acompanhou seu irmão John Wesley nas cruzadas, como também é considerado o maior compositor do reavivamento Wesleyano. É certo que o talento não é hereditário, mas é fato que sempre existiram vários casos de irmãos que se tornaram famosos graças aos dons incomuns nas áreas mais variadas. Eles brilham na mesma época e até em profissões semelhantes. Na História da Igreja, uma dupla de irmãos, John e Charles Wesley, não fez por menos. Eles foram escolhidos por Deus para a missão de pregar Sua Palavra como evangelistas.

Texto Completo...
 
David Martyn Lloyd-Jones Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

David Martyn Lloyd-JonesDavid Martyn Lloyd-Jones foi provavelmente o maior pregador Britânico do século vinte. O seu ministério em Westminster Chapel e os seus escritos granjearam-lhe respeito e admiração em todo o mundo. Ele teve uma influência decisiva em muitos indivíduos e no evangelicalismo como um todo. Ele nasceu em Cardiff, Sul de Gales, no dia 20 de dezembro de 1899 tendo vivido por algum tempo em pequenas aldeias no Centro de Gales.

Texto Completo...
 
Dwight Lyman Moody Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Dwight Lyman MoodyDwight Lyman Moody (5 de fevereiro de 1837 — 22 de dezembro de 1899), também conhecido como D. L. Moody, foi um evangelista e editor americano que fundou a Igreja Moody, a Escola Northfield, a Escola Mount Hermon em Massachusetts (agora chamada Escola Northfield Mount Hermon), o Instituto Bíblico Moody e a Moody Press. O pai de Dwight Moody era alcoólatra e morreu aos 41 anos. Dwight tinha somente quatro anos e era o mais jovem de sua família nesse momento.

Texto Completo...
 
Fanny Jane Crosby Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Fanny Jane CrosbyFrances Jane Crosby (24 de março de 1820 – 12 de fevereiro de 1915), também conhecida como Fanny Jane Crosby, foi uma compositora lírica conhecida por tornar-se a maior autora de hinos sacros de toda a História, a despeito de ter sido cega desde criança. Com notável grande facilidade em escrever, algumas canções surgiam em poucos minutos. Sua vida foi tão impressionante quanto a qualidade e quantidade de seus hinos.

Texto Completo...
George Müller Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

George MüllerGeorge Müller, nascido na Alemanha em 1805, tornou-se um cristão aos 20 anos de idade, após anos de turbulenta e rebelde adolescência. Ele tinha interesse em alcançar judeus e viajou a Londres para juntar-se à Sociedade Judaica de Missões. Lá ouviu sobre um rico dentista chamado Anthony Norris Groves que havia abandonado seu ofício para ir à Pérsia como missionário, dependendo de Deus para atender as suas necessidades.

Texto Completo...
 
George Whitefield Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

George WhitefieldA partir de 1737, com apenas 23 anos, George Whitefield (1714-1770) assustou a Inglaterra com uma série de sermões que transformaram a sociedade britânica. Atacado pelo clero, pela imprensa e até por uma multidão de insatisfeitos, Whitefield se tomou o pregador mais popular naquela época. Entretanto, antes disso, ele passou por situações muito semelhantes as que experimentam alguns missionários nos dias atuais.

Texto Completo...
 
Henry Maxwell Wright Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Henry Maxwell WrightEntre os inúmeros escritores de hinos Cristãos do século XIX, temos Henry Maxwell Wright conhecido pelas iniciais H. M. W. Nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 7 e Dezembro de 1849, tendo partido para o Senhor no ano de 1931. Dedicou-se, primeiramente, ao comércio, mudando-se, depois para Londres a fim de cuidar dos seus interesses profissionais. Foi ali que se converteu ao Senhor. Era filho de pais ingleses,  os quais eram verdadeiramente Cristãos.

Texto Completo...
 
Jan Huss Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Jan HussNascido (1373-1415) em Hussinec, na Boêmia, hoje Tchecoslováquia, em 1373, de uma família pobre que vivia da agricultura. Ele recebeu boa educação elementar e cursou na Universidade de Praga (capital atual da República Tcheca), onde terminou seu mestrado em Filosofia no ano de 1396. Dois anos depois, Huss começou ensinar na Universidade, e em 1401, veio a ser o seu reitor. Em 1400, Huss foi separado como padre e foi-lhe entregue a responsabilidade da prestigiada Capela de Belém.

Texto Completo...
 
James Hudson Taylor Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

James Hudson TaylorJames Hudson Taylor, nasceu em 1832, na cidade de Barnsley, em Yorkshire, na Inglaterra. Era de família metodista, e recebeu muita influência espiritual de seus pais e avós, bem como seus irmãos William e Amélia. Seu pai, um farmacêutico, sempre teve preocupação com a condição espiritual da China, e sempre que tinha oportunidade, realizava reuniões especiais para discutir como poderia ajudar aquele tão grande país.

Texto Completo...
Jim Elliot Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Jim ElliotA história de Jim Elliot e seus quatro amigos é uma das histórias missionárias mais empolgantes e inspiradoras. Jim Elliot nasceu em 8 de Outubro de 1927 na cidade de Portland, no estado americano de Oregon. Jim pertencia a uma família cristã dedicada ao Senhor; desde cedo foi instruído nos caminhos de Deus, e veio a receber a Cristo como seu salvador aos 8 anos de idade. Fred, um pastor batista, e Clara Elliot, seus pais, eram bastante cuidadosos quanto à instrução bíblica de seus filhos e exerceram forte influência na formação de suas vidas.

Texto Completo...
 
João Ferreira de Almeida Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

João Ferreira de AlmeidaJoão Ferreira de Almeida (1628-1691), um português que recebeu a sua educação teológica na Holanda, empreendeu a primeira tradução do Novo Testamento para a língua portuguesa, a partir do original grego. Em 1670 a tradução estava concluída e onze anos depois foi publicada. João Ferreira de Almeida faleceu antes de completar a tradução de todo o Antigo Testamento do original hebraico.

Texto Completo...
 
John Nelson Darby Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

John Nelson DarbyÉ difícil escrever uma biografia curta a respeito de John Nelson Darby! Existem muitas pessoas que o admiram (até demasiadamente), outras nem aguentam ouvir o nome dele. Uma biografia favorável a Darby apelida-o de "O Tertuliano destes últimos dias". Mesmo alguém que não concordava em muitos assuntos com ele como o Dr. Martyn Lloyd Jones, ao fazer menção dele, chama-o de "o grande John Nelson Darby". Dois irmãos notáveis no início dos trabalhos entre os "Irmãos", em Portugal e no Brasil, sentiram muito respeito e amor para com ele.

Texto Completo...
 
John Newton Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

John NewtonO hino "Amazing Grace" (Sublime Graça) está na sua origem ligado à luta pela abolição da escravatura. John Newton (1725-1807), autor da letra, gastara parte da sua vida no comércio de escravos, tendo ele próprio sido preso em África e tratado como escravo. Newton viria a ser um entusiasta discípulo do evangelista George Whitefield e conheceria John Wesley, fundador da Igreja Metodista. Tornou-se pastor da Olney Parish Church e depois da St. Mary, Woolnot, em Londres. Em Olney tornou-se amigo do poeta William Cowper. Juntos trabalharam nos cultos semanais, em reuniões de oração e na produção de um novo hino para cada culto da comunidade. Escreveu Amazing Grace, em dezembro de 1772, apresentando-o à sua congregação no culto do dia 1 de janeiro de 1773.

Texto Completo...
 
John Wesley ( MEU PREFERIDO ) Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

John WesleyJohn Wesley (Epworth, Inglaterra, 17 de junho de 1703 — Londres, 2 de março de 1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha. John Wesley viveu na Inglaterra do século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial, onde crescia muito o número de desempregados.

Texto Completo...
John Wycliffe Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

John WycliffeNo século XIV surgiu na Inglaterra um homem que devia ser considerado "A Estrela da Manhã da Reforma Protestante". John Wycliffe (1320-31 de dezembro 1384) foi o arauto da Reforma, não somente para Inglaterra mas para toda a cristandade. O grande protesto contra Roma, que lhe foi dado proferir, jamais deveria silenciar. Aquele protesto abriu a luta que deveria resultar a emancipação de indivíduos, igrejas e nações.

Texto Completo...
 
José Ilídio Freire Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

José Ilídio FreireJosé Ilídio Freire, nascido no século passado, enquanto decorria o ano de 1892, é justamente considerado um dos maiores pioneiros portugueses no trabalho evangelístico em Portugal. Ainda jovem iniciou-se no aprofundamento da vida cristã aceitando o Senhor Jesus Cristo como Seu Salvador aos 17 anos de idade. Nesse ano de conversão, 1909, J. I. F. assistiu a algumas conferências evangélicas dirigidas pelo irmão Rodolfo Horner, director da Associação Cristã da Mocidade, na sede desta organização, sita na Rua das Gaivotas em Lisboa e foi precisamente numa dessas conferências que Freire sentiu a chamada do Senhor.

Texto Completo...
 
Martinho Lutero Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Martinho LuteroNo cárcere, sentenciado pelo Papa a ser queimado vivo, Jan Huss disse: "Podem matar um ganso (na sua língua, 'huss' é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". Enquanto caía a neve, e o vento frio uivava como fera em redor da casa, nasceu esse "cisne", em Eisbelen, Alemanha. No dia seguinte, o recém-nascido era batizado na Igreja de São Pedro e São Paulo. Sendo dia de São Martinho, recebeu o nome de Martinho Lutero (1483 - 1546).

Texto Completo...
 
Robert Cleaver Chapman Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Robert Cleaver ChapmanA longa vida e a santidade simples do caráter de Robert Cleaver Chapman”, escreveu o historiador Roy Coad, "fizeram-no notável patriarca e conselheiro dos Irmãos Abertos do século 19. É difícil estudar a vida de algum homem proeminente entre eles, durante alguma parte do século, que não foi influenciado de alguma maneira por este homem excepcionalmente piedoso e humilde. Barnstaple tornou-se a Meca dos Irmãos”.

Texto Completo...
 
Stuart Edmund McNair Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Stuart Edmund McNairStuart Edmund McNair nasceu a 8 de março de 1867 na Inglaterra e partiu para o Senhor em 1959, no Brasil, Mais precisamente na cidade de Teresópolis RJ. Entre os muitos hinos; que escreveu ou traduziu, 57 aparecem em Hinos e Cânticos. Ao partir da Inglaterra em 1891, com destino a Portugal, McNaír atendia a uma oferta de emprego numa firma de engenharia. Talvez não lhe passasse pela mente a ideia de vir ao Brasil e, sem dúvida, não podia sequer imaginar quão grande obra o Senhor tencionava fazer por meio dele em nosso país.

Texto Completo...
Watchman Nee Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

Watchman NeeMuitos missionários protestantes foram enviados da Europa e dos Estados Unidos para a China, a partir do século XVI. Nos primeiros anos do século XX, após séculos de trabalho fiel e alavancado pelo martírio de muitos cristãos na Revolução Boxer, o mover do Senhor na China avançou dramaticamente. Muitos pregadores "nativos" foram levantados pelo Senhor e se tornaram a força prevalecente na pregação do evangelho, especialmente em 1920, junto à nova geração de estudantes colegiais e universitários chineses. Um certo número de estudantes brilhantes, entre os quais estava Nee Shu-tsu (Watchman Nee), foram chamados e preparados pelo Senhor para fazer a Sua obra neste período.

Texto Completo...
  
William Carey Imprimir
Autoria / Fonte: Verdade Viva   

William CareyWilliam Carey nasceu pobre na zona rural de Northamptonshire, no centro da Inglaterra, a 17 de agosto de 1761. Foi criado num lar anglicano e seu pai era tecelão e trabalhava num tear em sua própria casa. A infância de Carey foi rotineira, exceto por problemas de alergia que o impediram de trabalhar como jardineiro. Em lugar disso, começou a trabalhar como sapateiro. Aos dezessete anos foi convidado para ouvir uma pregação "não-conformista" e converteu-se. William Carey viveu num momento muito importante do movimento missionário protestante, que começou com seu ministério de quarenta anos na Índia, e incluía outros nomes famosos, como Henry Martyn, Adoniram Judson, Robert Morrison, David Livingston e Hudson Taylor. Todos conheciam Carey pessoalmente ou foram influenciados por ele.

Texto Completo...